A recente pandemia tornou evidentes para quase todos nós as grandes vantagens do ensino presencial e as grandes limitações do ensino remoto. Mas vale a pena revisitar um pouco as ilusões que estavam por detrás de alguma encomiástica defesa do ensino remoto, pois esse debate, que hoje encontra suporte em dados científicos, pode levar-nos a melhorar tanto o ensino presencial como a minorar inconvenientes do ensino remoto. Essa melhoria é tanto mais importante quanto a pandemia nos trouxe atrasos ou mesmo retrocessos no esforço educativo. Com base em investigação científica muito recente, defende-se neste artigo que a resposta aos inconvenientes da pandemia não pode ser apenas manter os estudantes ocupados e em contacto com a escola e a aprendizagem. A resposta deve ser acelerar o ritmo e a qualidade da educação. Para o fazer, é ainda mais importante prosseguir um currículo exigente e ambicioso e proceder a uma avaliação de resultados frequente e rigorosa. Os meios remotos podem ser um complemento valioso do ensino presencial.
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Conteúdo originalmente publicado na revista científica Saber & Educar, número 28 / 2020: Oportunidades e desafios em educação matemática.