Parceiros Professor

Contribuição da inclusão digital na afirmação de sujeitos com deficiência intelectual

Por FTD Educação

Estimativa de leitura: 1min 24seg

8 de junho de 2021

A relevância da língua escrita na participação social e na subjetivação, bem como a dificuldade de sua apropriação por pessoas com deficiência intelectual motivou a realização desta pesquisa. O estudo investigou os efeitos da comunicação digital via Facebook na emergência de estratégias cognitivas e na subjetivação de pessoas com deficiência intelectual em contexto de mediação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com orientação sócio-histórica, realizada com três jovens com síndrome de Down, capazes de produzir escrita alfabética e utilizar ambientes digitais. Cada sujeito participou de oito sessões mediadas por estudantes de Pedagogia. Os resultados revelam a emergência de estratégias cognitivas, as quais foram ampliadas ao término do estudo. Por outro lado, houve a diminuição das estratégias de mediação. Os dados sugerem que a rede social Facebook e as estratégias de mediação utilizadas naquele ambiente digital contribuíram para a subjetivação dos participantes. Tais resultados foram evidenciados pela ampliação das interações sociais e pelo uso da função social da escrita com autorepresentação, autonomia e autoafirmação. Desse modo, houve a ressignificação de subjetividades de dominação, em subjetividades afirmativas. O estudo permite concluir que a comunicação digital via Facebook contribuiu para o processo de inclusão digital dos sujeitos, desnaturalizando a ideologia da deficiência/normalidade, importante aspecto fomentador de escolas e sociedades acolhedoras.

Autores: Rita Vieira Figueiredo, Silvia Roberta da Mota Rocha e Jean Robert Poulin

Para baixar o artigo completo, clique aqui.


Conteúdo originalmente publicado na Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 19, n. 61, (2019)

O que achou dessa matéria?

O que achou dessa matéria?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

mais recentes
Família
Doenças respiratórias em crianças: 6 principais e como evitar no inverno!
Professor
Formação continuada de professores: entenda mais sobre o assunto!
Formação continuada de professores: entenda mais sobre o assunto!
Conteúdo formativo
E-book: 5 estratégias para um plano de marketing de sucesso para sua escola 
E-book: 5 estratégias para um plano de marketing de sucesso para sua escola 
ansiedade infantil
Família
Ansiedade em crianças: como identificar e ajudar os mais novos?
ansiedade infantil
Ansiedade em crianças: como identificar e ajudar os mais novos?

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: