Shimomura Crossing the Delaware
Conteúdo para Aulas Professor

3 indicações para conhecer a experiência de imigração asiática no mundo 

Por Maitê Amorim

Estimativa de leitura: 4min 18seg

14 de março de 2024

Quando refletimos sobre a experiência de imigração, percebemos como as dinâmicas sociais, culturais e até mesmo familiares tomam rumos diversos, mesmo assim cheios de semelhanças.  Para os imigrantes, essa experiência muitas vezes se traduz em sempre ser colocado no lugar de estrangeiro, “fora do lugar”.  

Shimomura Crossing the Delaware. Fonte: National Portrait Galery 

Por isso é tão comum que se criem bairros e comunidades inteiras cujo fator em comum são as origens, costumes e normas sociais. Esses espaços se tornam um refúgio, uma forma de encontrar familiaridade, proteção e conforto. No Brasil, os imigrantes coreanos, por exemplo, trouxeram as suas artes marciais, como o taekwondo e o hapkidô, além de sua rica culinária coreana, em um movimento de imigração que teve seu início oficial em 1963 e hoje soma mais de 50 mil coreanos e descendentes. 

Bairro da Liberdade, em São Paulo 

O Brasil também é o destino de aproximadamente 2 milhões de japoneses e descendentes, segundo dados da Embaixada do Japão no Brasil. Essa é a maior população de origem japonesa fora do Japão, que comemora esse ano 116 anos de imigração.  

Nesse artigo, trazemos 3 recomendações culturais que capturam as nuances e emoções das experiências vividas por imigrantes e descendentes, de forma rica e complexa, oferecendo um vislumbre do que é a experiência de atravessar fronteiras e se conectar com a própria identidade.‎  ‎

Sobre a terra somos belos por um instante, de Ocean Vuong 

“Não chame a atenção dos outros para você. Já basta você ser vietnamita.”  

Editora Rocco
Fonte: Editora Rocco

Sobre a terra somos belos por um instante é uma carta de um filho para uma mãe que não sabe ler.  Escrita quando o narrador está chegando aos trinta anos, o livro traz à luz uma história de família que começou antes de ele nascer, no Vietnã. É justamente essa impossibilidade de que ela venha a ler a carta a permissão para que ele assuma uma franqueza libertadora. ‎‎

O escritor americano-vietnamita Ocean Vuong. Divulgação: Peter Bienkowski/

O autor, Ocean Vuong, nasceu no país em 1988, e aqui nos conta de forma íntima a sua vida. Sua família fugiu para os Estados Unidos quando ele tinha apenas 2 anos de idade e à sua vida familiar somam-se a avó vietnamita e esquizofrênica e o avô norte-americano, um ex-soldado que serviu na guerra do Vietnã. Nesse retrato cru de sua vida, ambientado em Hartford, Connecticut, ele mergulha nas complexidades de ser um imigrante nos Estados Unidos, destacando como suas raízes culturais e afetivas moldaram sua trajetória. Ocean Vuong escreve sobre a dor de se ver entre mundos opostos e se questiona: como resgatar quem se é? ‎ ‎‎

Filme: Vidas passadas (2023), de Celine Song 

“Se você nunca tivesse deixado Seoul, eu ainda procuraria por você?”. Essa frase reverbera ao longo do filme Vidas Passadas, de Celine Song.   Na obra amplamente autobiográfica da diretora sul-coreana-canadense, acompanhamos os eternos ecos da imigração para uma pessoa e o caminho de busca por essa identidade perdida, por vezes desconhecida, ao longo da vida.  

filme vidas passadas
Cena do filme Vidas passadas (2023), de Celine Song

Past Lives segue a vida de Nora, uma mulher que deixou a Coreia do Sul ainda criança para construir uma nova vida no Canadá e depois nos Estados Unidos. Nesse momento, ela deixa para trás o amigo de infância, Hae Sung.  Vinte anos depois, os dois se reúnem por uma semana, o que se torna um encontro transformador, no qual os dois confrontam suas noções de amor, destino e identidade.  

A narrativa nos apresenta o conceito coreano In-Yun, que sugere que os laços que temos hoje transcendem o tempo e o espaço, já foram formados em vidas passadas, em outros planos de existência. Assim, o longa mergulha na profundidade de como as escolhas que fazemos moldam nossas vidas – e as pessoas que deixamos pelo caminho. 

Livro: O pequeno Samurai, de Daniel Kondo

O pequeno Samurai, de Daniel Kondo. Reprodução: FTD.

Os samurais eram figuras emblemáticas do Japão feudal, representando valores como justiça, coragem e lealdade.  Em O pequeno samurai, Daniel Kondo nos presenteia com uma história que transcende fronteiras geográficas, narrando a jornada de Yuji, um menino que descobre sua herança samurai após deixar o Japão rumo ao Brasil.

Vencedor do Prêmio Nacional de Literatura Infantil João-de-Barro em 2009, este livro encanta leitores de todas as idades ao explorar as nuances da imigração e da descoberta de identidade em um mundo em constante mudança. Você pode adquirir o livro no Lumisfera, biblioteca e loja virtual da FTD Educação. Saiba mais aqui!

Deixo aqui o convite para você mergulhar nessas obras que, cada uma à sua maneira, oferecem uma perspectiva única sobre a experiência da imigração asiática. Desejo que a partir dessas obras você se emocione ao refletir sobre suas próprias origens e conexões com o mundo ao redor! 

Maitê Amorim
Do jornalismo, reuniu experiência na escrita em diversas áreas. Mora em Maceió, com muito interesse pessoal nas áreas de educação, idiomas, música e literatura.
O que achou dessa matéria?

O que achou dessa matéria?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

mais recentes
Notícias
Bett Brasil 2024: FTD Educação traz inovações para a gestão educacional  
Dicas
Diversidade: saiba como colocar mais livros diversos na sua lista!
Diversidade: saiba como colocar mais livros diversos na sua lista!
Professor
Educação em Tempo Integral
Educação em Tempo Integral
Colunistas
Dia da Terra: já passou da hora de cuidarmos da nossa casa 
Dia da Terra: já passou da hora de cuidarmos da nossa casa 

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: