LIVRO NA FOGUEIRA? SOMENTE DAS IDEIAS!

A literatura é uma proposta de humanização e de raciocínio. 

A pessoa que lê está mais preparada para lidar com o mundo. 

A leitura, portanto, é um marco civilizatório.

Júlio Emílio Braz

Quanto mais livros você lê, mais você é. Para Júlio Braz, autor de mais de 160 obras (dentre elas Lendas Negras e Infância Roubada), precisamos de pessoas questionadoras. E estas pessoas, afirma Júlio, nascem de crianças questionadoras. 
Sempre que pode, Júlio Braz está no meio delas. De forma presencial ou remota (esta última, um aprendizado adquirido durante a pandemia), busca estimular o debate das questões sociais tão importantes do Brasil de 2022. No dia 8 de abril, esteve com os estudantes do 7º ano do colégio Santa Teresa de Jesus, em Porto Alegre, onde pôde partilhar suas experiências de vida e profissão.  
 
Nas palavras da professora Paola Junqueira, 
 
ao participar de uma conversa com nossos estudantes do 7º ano, Júlio Emílio Braz trouxe histórias sobre sua trajetória como escritor, partilhou suas vivências. Júlio dialogou com o grupo, respondendo a questionamentos dos estudantes sobre suas obras e sobre a sua profissão. Através de suas palavras e receptividade, demonstrou porque é um grande autor para o público infantojuvenil.  
 
 

Para Júlio, o livro incomoda. E deve sempre incomodar, como ferramenta de reflexão, de mergulho no imaginário, na fantasia. Como alavanca transformadora de ideias, pensamentos, argumentos. Segundo costuma dizer, em qualquer época da humanidade, que sempre que uma sociedade queria controlar o povo, jogava livros na fogueira. Ainda, nunca viu ninguém jogando rádios ou televisões ao fogo. Pelo contrário – estes meios seriam muito úteis para controlar as pessoas.  
Circulando bem entre diversos conceitos, ideias e exemplos, Júlio traz aos estudantes uma experiência diferenciada, ao conhecerem um autor com tantas histórias para contar.  
     

 
Maristela Fagundes, da equipe da Biblioteca do Santa Teresa de Jesus, afirma que 
 

a ludicidade com que o autor trouxe temas tão importantes de nossa atualidade instigou os estudantes a interagirem com curiosidade e perguntarem bastante sobre a vida do autor e as obras (Lendas Negras e Infância Roubada). Júlio participou de nossa Feira Literária e mostrou porque tanto engrandece nossa literatura juvenil. 

A versatilidade de Júlio Emílio Braz faz com que ele seja um dos autores mais requisitados nas escolas que querem desenvolver o raciocínio crítico e a discussão dos temas sociais mais importantes da atualidade. Para Júlio, o escritor escreve para treinar seus leitores no uso da palavra. E, neste contexto, os computadores são criações humanas e têm sua utilidade. O computador está cheio de conhecimento. Porém, o homem precisa ter senso crítico para saber o que é útil e o que é inútil. E, para isto, vai ter que ler. E muito. 

Simone Moreno, bibliotecária do Santa Teresa de Jesus, resume a participação de Júlio na Feira Literária dizendo que 

 
Júlio Braz é um autor versátil. Com temáticas sociais, é bastante lembrado em nossos projetos literários… é uma pessoa agradável e costuma cativar os alunos e professores nas atividades presenciais ou virtuais). Sua espontaneidade faz despertar o interesse dos nossos alunos em conhecer seus outros títulos!  


Paulo Lima é Consultor Educacional Confessional da FTD. Biólogo de formação, é também escritor, palestrante e, atualmente, faz mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande.  


*Práxis é a união dialética entre teoria e prática.  

Você gostou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Veja mais conteúdos que podem te interessar:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: