#LançamentosLiteratura – Prepare-se: um novo mundo de descobertas vai começar!

Há conexões incríveis que só a literatura pode fazer! Histórias, contos, risadas e mistérios… ✨ Uma realidade diferente a cada livro, uma nova narrativa a cada página. E com o universo literário da FTD Educação, o jovem leitor vai sempre se aventurar e ter muita história boa para contar por aí.   

Para colaborar com o desenvolvimento e formação literária de crianças e adolescentes, separamos diversos lançamentos que além de divertir e acender o amor pelos livros, vão instruir e instigar reflexões sobre sociedade, cidadania, ética e valores.   

Com o despertar dos pequenos leitores para literatura, um futuro repleto de possibilidades será criado. 📖💫 

Confira os lançamentos de Literatura Infantil

A Nuvem
Autor: Claude Ponti
Trompolina e Fubazim brincam de “meteorolô”, provocando as condições do tempo. Mais brigam do que brincam, na verdade, causando uma verdadeira tempestade.

O irmãozinho
Autor: Claude Ponti
Trompolina e Fubazim ganham um irmão e ficam cheios de dengo com ele, que quase se afoga no meio dos brinquedos dos dois.


Os irmãos
Autora: Patrícia Auerbach
Composto de três narrativas que contam as vantagens e desvantagens de cada irmão. As histórias estão encadernadas em tamanhos diferentes, conforme o personagem: o irmão mais velho, no caderno maior, o irmão do meio, no caderno médio, e o irmão mais novo, no caderno menor.

Ratinhos e balões
Autora: Lúcia Reis
Narrativa composta por uma sequência de cenas em que os ratinhos aprendem sobre amizade, medo, surpresa e outros valores tão importantes na vida. Suas experiências ilustram para as crianças sentimentos e situações que muitas vezes são abstratos e difíceis de explicar, como solidariedade e o amor, e podem ajudar no desenvolvimento de habilidades relacionadas à inteligência emocional.

Pronto, foguete, vamos!
Autor: Estevão Azevedo
Conta a aventura da pequena Iolanda em seu quintal, com sua arara de pelúcia e alguns objetos e móveis de sua casa. Com elementos simples, a menina cria um universo de fantasia e imaginação e vive grandes aventuras. A narrativa brinca sutilmente com a ideia de acúmulo, que costuma estar presente em textos para essa faixa etária, mas, em vez da repetição do texto, são as palavras que vão se acumulando ao longo da história.

Esperança no Morro Azul
Autor: Fernando Carraro
Vinícius tem 10 anos e mora numa comunidade no Morro Azul. Com frequência não vai às aulas para trabalhar como engraxate e ajudar a mãe com as despesas da casa. Antônio, um empresário, vendo o menino fora da escola, faz uma proposta: que ele se dedique exclusivamente ao estudo. E, para a família de Vinícius não ficar desassistida, Antônio arranja em uma de suas empresas um emprego com carteira assinada para a mãe do garoto, bem remunerado, para que o menino não precise trabalhar.

As aventuras de um cão chamado Petit
Autora: Heloisa Prieto
Petit é um cachorro pequeno que cresceu, contrariando o nome. Alice é uma garota muito inteligente, que adora desenhar e brincar no seu próprio mundo. Ela também tem o hábito de balançar o corpo e prefere ficar horas sozinha a socializar. Olívia é a irmã mais velha de Alice. Quando os colegas de escola riem do jeito diferente de Alice, Petit se une com Olívia, com a mãe das meninas e com a incrível vovó Lydia para colocar os pingos nos is. Is de inclusão e imaginação.

Vamos ao teatro!
Autor: Gianni Rodari
O livro reúne três peças de teatro: duas são adaptações de contos mais conhecidos do público infantojuvenil, “A roupa nova do imperador” e “A falsa adormecida no bosque”, e a terceira, “A Sociedade da Coruja”, é inédita. Escritas especialmente para crianças por um dos mais importantes nomes da literatura infantojuvenil mundial, as peças que compõem o livro ajudam a despertar nesse público a percepção estética e estimular a criatividade.

Uma viagem cósmica a Porto Ficção
Autor: Juan Pablo Villalobos
Nellie, os gêmeos Sabina e Sabino e o cachorro Boris moram na rua e todo dia precisam se virar para arranjar os Sagrados Tacos para matar a fome. Num desses dias, Nellie rouba um celular, e os quatros precisam pedir a ajuda de Profe, revendedor de mercadorias com procedência duvidosa, para acessar seu conteúdo. Mas a fotografia de um ser misterioso vai mudar suas vidas para sempre e, na tentativa de salvar o alienígena, eles vão cruzar o caminho de uma perigosa agência do governo.

O menino e o maestro
Autora: Ana Maria Machado
O menino tocava tamborim na bateria mirim da escola de samba. O maestro regia a roda de choro do morro. O menino queria ajudar a mãe vendendo bala no sinal. O maestro tocava clarinete na orquestra sinfônica do Teatro Municipal. O menino sonhava mudar de vida. E o maestro viu um jeito de isso acontecer… Para ampliar a sua experiência da leitura, o leitor pode acessar áudios e vídeos divertidos e educativos fotografando os códigos QR no fim do livro.

Confira os lançamentos de Literatura Juvenil

O amanhã cheio de histórias
Autores: Eliana Alves Cruz (Autor), Ignácio de Loyola Brandão (Autor), Isabela Noronha (Autor), Itamar Vieira Junior (Autor), Maria Valéria Rezende (Autor), Paloma Franca Amorim (Autor), Ondjaki (Autor), Socorro Acioli (Autor), Fabrizio Lenci (Ilustrador), Joselia Aguiar (Organizador)
Com contos tão plurais, naquilo que contam e no modo em que são narrados, esta antologia oferece ao jovem leitor a ocasião de adentrar no universo ficcional desta seleção de prosadores em língua portuguesa que podem acompanhá-los daqui para a frente. Com suas histórias, não estarão sós: é a grande promessa que faz a literatura.

A angústia das pequenas coisas ridículas
Autor: Luisa Geisler
A protagonista tem dificuldade para lidar com tudo o que está acontecendo: a falta de diálogo com o pai, o distanciamento da melhor amiga e as discussões com o chefe. Enquanto tenta administrar todas essas questões, ela inventa listas, passa a madrugada preparando doces e estuda francês por meio de um aplicativo. Mas é nas receitas da avó, nos versos de Fernando Pessoa e nas frases de Clarice Lispector que ela encontra um verdadeiro alento: a descoberta de que a angústia que sente já foi vivenciada por incontáveis pessoas de outras épocas e lugares.

Contos da selva
Autor: Horacio Quiroga
Este é um clássico livro infantojuvenil publicado em 1908 pelo uruguaio Horacio Quiroga. Reúne oito histórias em que os personagens são animais com características humanas, passadas na bacia do rio da Prata, sobretudo na região entre Buenos Aires e o Paraguai. A caça e o conflito são acontecimentos frequentes aqui, mas a solidariedade e o apoio entre os animais e o ser humano também são.

Os estranhamentos
Autor: Martín Blasco
Martín e sua mãe são obrigados a procurar uma opção de aluguel mais barato. Assim, eles acabam indo morar na “Casa”, um ocupação num prédio abandonado de três andares. Lá, Martín descobre a realidade de uma ocupação, faz novos amigos, repensa alguns preconceitos e entende o que são, na realidade, os estranhamentos que seu vizinho Vladi tanto comenta.

A liga dos heróis inúteis
Autores: Alexandre de Castro Gomes, Luiz Antonio Aguiar
Ser adolescente não é fácil. Ser adolescente e super-herói, menos ainda! A Liga dos Heróis Inúteis reúne jovens made in Brazil que sofrem bullying na escola, acham seus poderes esquisitos e estão sempre se metendo em encrenca. Mas, unidos e com a ajuda de um mentor, os cinco super-heróis teens deste livro descobrem que podem lutar contra uma organização criminosa internacional e que ainda sobra tempo para estudar, namorar e comer pizza!

Mapinguari
Autores: André Miranda e Gabriel Goés
José tem um dilema e tanto: o emprego que abraçou como projeto de vida ameaça a comunidade onde vive a sua família. No Seringal Santo Antônio, no interior do Acre, os seringueiros são assediados por negociantes de terras da empresa onde José trabalha, na capital Rio Branco. Conforme se reaproxima do povoado, o protagonista descobre a história de sua família e os valores locais. Numa narrativa conduzida sobre a fina linha que separa realidade, mito e sonho, o ser lendário mapinguari simboliza os mistérios inapreensíveis pela marcha do progresso que incendeia a mata.

#sóaeducaçãosalva
Autores: Fernando Carraro
Vinícius, recém-formado em Administração, e o empresário Antônio inauguram uma escola comunitária no Morro Azul, com o objetivo de oferecer educação de qualidade e ensino integral para as crianças e jovens da comunidade onde Vinícius cresceu. A escola entra em uma competição por um selo que será dado às escolas mais alinhadas ao Pacto Global pela Educação.

Você gostou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Veja mais conteúdos que podem te interessar:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: