Como proteger a saúde financeira da sua família em 2021?

Estamos chegando ao fim de 2020, um ano difícil e cheio de desafios inusitados e me observo começando a ter a sensação de que ao iniciar 2021 tudo será diferente e melhor, mas será que isso faz sentido? Com tudo o que temos aprendido com as Ciências Comportamentais sobre os “seres humanos” já consigo perceber que isso, na realidade, não faz muito sentido.

Temos uma tendência ao otimismo, à inércia, a seguir os comportamentos do grupo em que estamos inseridos, somos fortemente influenciados pelo ambiente e o contexto e tudo isso gera vários problemas para a nossa vida. Acabamos nos privando de conforto, boas férias, descanso, vamos destruindo relacionamentos e nos afastando de pessoas amadas, sofremos problemas de saúde e prejudicamos o nosso bem-estar porque não conseguimos AGIR como gostaríamos.

Pense um pouco. Você tem comido pior do que gostaria? Tem feito menos atividade física do que gostaria? Guardou menos dinheiro? Tem cuidado menos da sua aparência? Tem sido menos paciente ou gentil com as pessoas ao seu redor? Enfim, sabemos o que precisa ser feito mas ficamos paralisados. Felizmente existem estudos e ferramentas simples e práticas para nos ajudar a tornar essa jornada mais leve e ter resultados mais prósperos. Esse é um dos motivos pelos quais me apaixono cada dia mais por esse tipo de conhecimento, é surpreendente o poder de transformação de pequenas ações!

O nosso “mergulho” tem sido principalmente nas finanças porque há uns 25 anos o dinheiro estava tendo um poder muito grande sobre nossas decisões. Estávamos abrindo mão do convívio com pessoas queridas, lazer, cuidados com a nossa saúde para gerar cada vez mais dinheiro. Mas, ganhar mais, não resolvia o nosso problema pois também passávamos a gastar mais e estávamos presos no ciclo “maluco” de ter sempre que ganhar mais, para gastar mais. Foi aí que decidimos dar um basta, construímos o caminho que virou o nosso método dos 6Gs e que desde 2008 vem sendo aprimorado e compartilhado com milhares de pessoas. São coisas simples e práticas capazes de serem aprendidas por crianças, jovens e adultos.

Como já estamos no final do ano, vou compartilhar alguns pontos, que na minha visão, poderão contribuir para fortalecer e proteger a saúde financeira da sua família em 2021. A primeira delas é aproveitar esse momento para fazer um levantamento do que aconteceu com seu dinheiro ao longo do ano que passou. Pegue papel e caneta e escreva, lembre-se de que queremos ajudar seu cérebro a fazer o que você já sabe que deveria fazer. Responda e escreva coisas como: De onde veio o seu dinheiro? Onde foi gasto? O que foi desperdiçado? Quais foram os gastos prazeroso e que valeram a pena? Onde gostaria de ter gastado e o que quer realizar em 2021 e nos próximos anos? Como está e como gostaria que estivesse a sua reserva para aposentadoria? Quanto precisa ter guardado para ter mais tranquilidade nos imprevistos?

O final do ano é um período propício para esse tipo de exercício e, também, é um momento onde, geralmente, ocorre uma variação nos gastos e ganhos das famílias. Como não é novidade, há um ciclo repetitivo anual conhecido e que pode ser usado estrategicamente para irmos melhorando os resultados e vivendo de forma mais leve.

Um dos 6Gs que devemos praticar é Guardar dinheiro. É um hábito que não está relacionado com o fato de ter dinheiro sobrando, como muitos pensam. A estratégia que melhor funciona é tirar o dinheiro da conta e já aplicar, antes mesmo de pagar as contas, deve ser o primeiro movimento e em muitos casos pode ser agendado na própria instituição financeira de forma automatizada.
No nosso método dos 6Gs que vem sendo desenvolvido há mais de 20 anos, sugerimos que as pessoas mapeiem as entradas e saídas de dinheiro, mensais e anuais e, ao longo de todo o ano, já guardem mensalmente pequenas quantias para os gastos anuais como férias, festividades, material escolar, IPTU, IPVA, renovação de seguro… Faça isso a partir de agora e conseguirá evitar “surpresas desagradáveis” em cada virada de ano. Já faça um 2021 bem melhor!

Tenho aprendido a focar na minha ação, mesmo que não seja fácil, pois as outras coisas são menos controláveis ainda ; ). Este ano de 2020 nos mostrou muito isso! Se está precisando de mais dinheiro, aproveite para pensar também em possibilidades de gerar renda extra vendendo produtos que estão entulhados nos armários, oferecendo serviços úteis nessa época. Muitas pessoas, com a pandemia, mudaram suas rotinas e precisarão de ajuda nas compras de Natal, decoração, comidas, materiais escolares… use a sua criatividade e amplie o seu olhar para novas possibilidades.
Infelizmente, temos visto o dinheiro “mandar” em muita gente independentemente da quantidade. Você pode ter mais controle e autonomia, evitar surpresas indesejáveis, entender mais sobre o fluxo do seu dinheiro ao longo do ano, antecipar os fatos, planejar os resultados que quer ter e se preparar sempre guardando, investindo e direcionando para as suas prioridades. Um dos maiores erros é ficar preso à quantidade de dinheiro, não foque na quantidade agora, crie esse processo na sua vida com pequenas quantias e fortaleça as finanças da sua família, para que cada dia o maior poder esteja na sua ação!

 

Carolina Ligocki

Carolina Ligocki, autora e diretora da Oficina das Finanças. Nasceu em 1974. É bióloga, mãe, esposa, filha, irmã, amiga, autora e empresária. Atua, juntamente com o marido, Leonardo Silva, desde 1999, no desenvolvimento do método dos 6Gs, que estimula comportamentos financeiros sustentáveis, na Oficina das Finanças. Uma de suas paixões é impactar positivamente a vida das pessoas com conteúdos e estratégias inovadoras a respeito desse assunto. É autora de mais de doze livros de educação financeira comportamental para crianças, jovens e adultos, e que já atingem mais 100.000 pessoas em todo o Brasil.

Você gostou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Veja mais conteúdos que podem te interessar:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: