UMA ESCOLA QUE TAMBÉM ESTUDA SEMPRE

O aperfeiçoamento constante impacta toda a equipe escolar, do corredor ao administrativo da instituição paranaense que também se preocupa em se aproximar das famílias e oferecer uma educação com significado

O Colégio Nossa Senhora Menina completará 83 anos. Localizado em Curitiba, PR, atende do ensino infantil ao médio com a filosofia “bondade, competência e firmeza”, acompanha as linhas pedagógicas da fundadora Maria Madalena Frescobaldi Capponi e valoriza a formação continuada de seus funcionários para o desenvolvimento da educação. “Essa formação vai desde a área jurídica, entendimento de leis e práticas educacionais, até propostas educacionais para serem desenvolvidas com o aluno.

Rossana trabalha no colégio há 19 anos e atua como gestora há nove. “Na supervisão eu tenho esse olhar do todo, da orientação e da coordenação pedagógica para que possamos atingir o aluno, o professor e a família ao mesmo tempo.”

As formações e estudos da equipe escolar já aconteceram fora do Paraná, como Minas Gerais e São Paulo. “E na escola há incontáveis momentos em que paramos para conversar e dividir experiências e opiniões. Hoje acredito que o principal objetivo seja no campo das metodologias ativas e na formação, para melhor vivenciar esses métodos em que o educando é sempre o real protagonista”, conta Francis Elias Georges Bittar, professor de matemática no colégio há 27 anos.

A professora Letícia Zanotto estudou no colégio, tem 35 anos na instituição enquanto profissional e desde 2007 é responsável pela orientação educacional. “Essa formação continuada ocorre no próprio colégio, a distância ou em parceria com instituições e/ou sistema de ensino. A razão da importância da contínua formação como condição para as mudanças no modo de pensar e agir dos educadores promove a excelência no trabalho assumido e desenvolvido, refletido no sucesso pessoal e de forma ampliada no profissional dos alunos que participam ativamente dessa construção. Atualmente, estamos envolvidos com a formação continuada Educação Inclusiva para um “olhar” à pessoa de forma individualizada, contemplando suas habilidades, seus limites e desenvolvendo suas possibilidades.”

Outro ponto importante da formação, segundo a gestora Rossana, está relacionado à captação de novos alunos. “A formação dos professores é como uma rede, uma coisa está muito ligada a outra. Não é um setor isolado, o educador tem que estar por dentro de tudo que acontece na área pedagógica para encantar as famílias.”

O colégio tem cerca de 550 alunos, conta com 48 professores e com uma mensalidade média de 1.300 reais a 1.400 reais. “O que vejo futuramente como um diferencial é a escola entender que não é mais voltada a conteúdos. Pensar na escola do futuro é pensar que nós temos que romper o paradigma de tudo que já fizemos até aqui. É o professor e a instituição entenderem que precisamos desenvolver habilidades, porque conteúdo você abre o Google e tem um monte,” comenta a gestora.

Sobre habilidades que devem ser desenvolvidas, Rossana, que também é professora de língua portuguesa, exemplifica: “o aluno precisa entender que o seno e cosseno são para o avião não cair. Então tenho que compreender para o que eu vou usar tudo isso. Essa é a educação do futuro, é trabalhar com significação”.

A formação continuada não é apenas para os professores, mas para toda a equipe escolar: “Nós costumamos falar aqui que todos somos educadores. Temos os educadores docentes, sendo aqueles que estão mediando o conhecimento diretamente para os alunos, e os educadores não docentes, os funcionários que trabalham nos corredores e no setor administrativo, e todos nós temos essa responsabilidade de formação por estarmos atuando com pessoas, com os alunos e com as famílias”, finaliza Rossana.


Artigo originalmente publicado na Revista Educação  – Abril de 2022

Você gostou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Veja mais conteúdos que podem te interessar:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: