Tecnologia educacional que agregue

Atenta às necessidades atuais e com ensinamentos oriundos da pandemia, material didático 100% digital já é realidade em instituição carioca

O Colégio Nossa Senhora da Misericórdia possui três unidades em São Paulo: Campinas, Osasco e Vargem Grande Paulista, e mais uma na cidade do Rio de Janeiro. Daniele Andrade é diretora pedagógica da unidade mais antiga, a carioca, que completou 94 anos. Seu laço e aprendizagem com o colégio perpassam por diferentes fases da sua vida – como aluna, tendo concluí­do todas as etapas da educação básica, como professora a partir de 1997, e desde 2012 atua na gestão da instituição. “Sou muito agradecida. Tem toda uma história, um sentido de pertencimento que me ajuda e me fortalece e uma gratidão de poder acompanhar durante esses anos vários momentos da instituição”, comenta Daniele.

Alinhado às transformações da sociedade e buscando instigar cada vez mais o aluno, o colégio, já adepto de uma plataforma digital para professores e estudantes, em 2022  ousou ao aderir ao material didático 100% digital para o 1º ano do ensino médio, cujo acesso será na plataforma que utilizam. “O material digital foi um facilitador para esses novos formatos de aula em que nós precisávamos de uma bateria de exercícios, desde a leitura de um capítulo até a contação de uma historinha na educação infantil. E este ano estamos implementando nessa construção do novo ensino médio todo esse projeto com os alunos do 1º ano. Eles receberão um Chromebook com uma biblioteca de acesso tanto da formação geral básica quanto dos itinerários formativos. E os professores, ainda que os itinerários tenham sido apresentados, terão a oportunidade de colocar ali na plataforma emendas, além do acesso à própria biblioteca”, explica a gestora.

Para a utilização desse material, as famílias precisam liberar uma licença a qual permite que o aluno tenha acesso a um Chromebook em sala de aula e ao seu conteúdo didático disponível para ser acessado em qualquer equipamento, mesmo fora da escola.  Apesar de esse recurso digital começar com o ensino médio, após avaliar os resultados, existe a possibilidade de expandir para outras turmas e cursos.

“Já estamos preparados para fazer esse comparativo e apresentarmos às famílias. Contemplamos os ganhos como a otimização do tempo, da linguagem, da fluidez da construção dos pensamentos e da construção do conhecimento. Estamos bem atentos para poder avaliar e ponderar se é o caso de ampliar, posteriormente, para toda a instituição, entendendo que a tecnologia também é um caminho”, pondera.

A unidade caminha para um total de 500 alunos e uma média de 120 educadores/funcionários, atendendo da educação infantil ao ensino médio, sendo que os primeiros anos do ensino fundamental possuem a possibilidade de contraturno, que vai das 7h até às 19h. A mensalidade gira em torno de 1.000 a 1.500 reais. “Procuramos desenvolver ao máximo referenciais ao que é oferecido em relação ao perfil dos profissionais e ao ambiente que é preparado e personalizado. Nos apresentamos como uma escola forte e afetiva, somos conectados por uma educação que contempla toda a formação humana integral e dentro deste aspecto não perdemos a força da questão formal da educação que é a preparação desses alunos enquanto estudantes. Como estamos focados na formação humana e integral, automaticamente acreditamos que se abrirão portas para as escolhas futuras, para o posicionamento deles enquanto indivíduos, cidadãos e, principalmente, enquanto seres humanos”, detalha.

Nessa instituição a formação continuada é chamada de formação carismática e formação pedagógica. A gestora Daniele sabe da importância de preparar constantemente o educador. “Na formação ele adquire tudo aquilo que é exigência, além de um perfil que seja apto e potente dentro de suas ações educativas e de suas práticas – com um olhar humanizado. O educar e o cuidar são indissociáveis e esse educador que cuida também precisa ser cuidado, também precisa ser olhado. Então nós buscamos, dentro de uma gestão democrática, compartilhada, atuante e humanizada, encontrar esses diferenciais entre nós, para que faça sentido primeiramente o nós, para que possamos estender à nossa comunidade por meio da nossa ação educativa.”


Daniele Andrade: “Educar e o cuidar são indissociáveis e esse educador que cuida também precisa ser cuidado”  

O colégio pretende continuar investindo em tecnologia, uma vez que entende que esse é o caminho. “Vejo uma escola do futuro como uma escola tecnológica. A pandemia trouxe esse avanço e não vejo como podemos perder aquilo que conseguimos avançar e adquirir no sentido mais profundo e produtivo para a aprendizagem dos alunos. Tudo aquilo voltado para a tecnologia que veio para agregar valor à aprendizagem, isso precisa realmente perpetuar e se desenvolver cada vez mais”, conta Daniele.

Ainda sobre o futuro, ela também aponta uma forte necessidade do ensino da língua inglesa por meio de um projeto bilíngue que, mesmo tendo imersão na fluência e oralidade, dialogue com processos criativos, tecnológicos e metodologias avançadas. “Vejo também muito da importância de se voltar à raiz daquilo que congrega, daquilo que é significativo dentro de cada instituição e acredito que cada instituição deva encontrar as respostas de acordo com a sua própria essência”, conclui.


Artigo originalmente publicado na Revista Educação  – Março de 2022

Você gostou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Veja mais conteúdos que podem te interessar:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: