Dia do índio: confira 6 livros que celebram a cultura indígena

Neste 19 de abril, Dia do Índio, relembramos a necessidade de respeito aos povos indígenas, seus territórios, seus direitos e conquistas, não só durante este dia, mas constantemente, em todos os outros dias do ano.

Pensando em celebrar esta data, listamos 6 livros publicados pela FTD Educação sobre a rica temática indígena.

VOZES ANCESTRAIS

Daniel Munduruku

“Escrevo para me manter índio”. Foi com essa motivação que o autor reuniu Contos tradicionais coletados de dez povos indígenas, retratados ao longo do livro. “Como o Sol ressuscitou o Lua” é uma destas histórias. E, não, você não leu errado: entre os Umutina, Lua é um substantivo masculino. Os Nambikwara contam como o fogo, que pertencia ao tamanduá-bandeira, foi roubado e distribuído entre todos os seres. Em “Os dois teimosos”, os Maraguá ensinam a importância de “não mexer nas coisas da floresta sem ter necessidade”. Traz para o leitor um pouco das crenças e tradições das populações que habitam o território brasileiro.

MACUNAÍMA: O HERÓI SEM NENHUM CARÁTER

Mário de Andrade

Uma das obras mais instigantes da literatura brasileira. Do modernista Mário de Andrade, que recriou mitos e cantigas indígenas, contos populares, rituais amazônicos e afro-brasileiros. Organizado por Noemi Jaffe, texto original integral e ilustrações deslumbrantes da artista Mariana Zanetti, o leitor ainda encontrará 520 notas e 706 verbetes de glossário.

SERMÕES ESCOLHIDOS

Antônio Vieira

Obra-prima da retórica, os seis sermões do padre Antônio Vieira que compõem esta edição influenciaram profundamente o destino dos indivíduos do século XVII por causa dos temas abordados: a escravidão de negros e indígenas, a corrupção dos governantes, a presença holandesa no Brasil e a expulsão dos jesuítas do Maranhão. Organização e notas do professor Benjamin Abdala Junior, esta edição foi inteiramente pensada para auxiliar os leitores a navegar pelo texto.

UALA, O AMOR

Frei Betto

Frei Betto escreveu Uala, o amor quando foi preso político, na década de 1970, numa época em que pouco se falava de ecologia, muito menos de sustentabilidade. Seu engajamento com os indígenas não é menor: conviveu com os Apurinã, na fronteira do Acre com o Amazonas, e foi amigo de um cacique Xavante. Educador, escritor e teólogo reconhecido internacionalmente, Frei Betto entrelaça nesta narrativa tocante a linguagem altamente poética e o olhar agudo diante das ameaças à justiça, à paz e aos direitos humanos. Ilustrações de Mauricio Negro.

LENDAS E MITOS DOS ÍNDIOS BRASILEIROS

Walde-Mar de Andrade e Silva  

A obra reúne 24 lendas, recontadas e ilustradas pelo pintor e contador de histórias Walde-Mar de Andrade e Silva. A riqueza dos recontos e os detalhes das pinturas são fruto da convivência com os grupos indígenas do Xingu por mais de oito anos, o que lhe permitiu colher valiosas informações, bem como observar sua forma de viver, seus rituais e suas festas.

MINHA FAMÍLIA ENAUNÊ

Rita Carelli

A autora passou parte de sua infância na aldeia indígena dos Enauenê-Nauê, no estado do Mato Grosso. De todas as descobertas que Rita faz entre os índios, uma em especial chamou a sua atenção: os papéis sociais rígidos estabelecidos para homens e mulheres. Um livro que aborda, de maneira sensível, questões como a dos papéis sociais, da divisão do trabalho, da diversidade cultural e dos diferentes modos de vida. No posfácio, a escritora e antropóloga Betty Mindlin. Completa esta edição um texto da antropóloga Ana Paula Ratto Rodgers, especialista nos Enauenê-Nauê, no qual explica um pouco de suas tradições e de seus costumes. As belas ilustrações, criadas por Anabella López, trazem detalhes importantes da tribo.

Gostou das dicas de leitura? Aproveite para celebrar este dia com conhecimento!

Uma homenagem da FTD Educação aos povos indígenas brasileiros, afinal, respeitar seus valores significa respeito pela humanidade e pelo futuro.

Você gostou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Veja mais conteúdos que podem te interessar:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: