Certamente você já ouviu falar em Avaliação Formativa e em Avaliação Somativa, pois o tema não é novidade e está na pauta educacional há muito tempo.
Apesar disso, ainda existem confusões conceituais sobre o assunto, também ocorre que, embora muitos professores almejem fazer Avaliação Formativa, a organização das escolas costuma estar fortemente enraizada em uma lógica somativa de avaliação.
Por fim, muitas das concepções dos professores, dos alunos e de suas famílias sobre aprendizagem, sobre a função da escola e sobre os propósitos da avaliação são contraditórias: deseja-se uma coisa, mas há forças internas que atuam na direção contrária.
Para entender mais sobre este tema, confira o quarto e-book produzido pela FTD Educação, em parceria com o B-LAB.
Para acessar gratuitamente, preencha os campos abaixo:
O conteúdo do e-book fica ainda mais rico se você acompanhar o nosso podcast.
Neste episódio, conversamos com alguns professores de diferentes níveis de ensino sobre o ensino híbrido na prática – seu planejamento, seu diagnóstico e sua aplicação, e contamos com a presença superespecial destes três professores: Moisés Siqueira, professor de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Humberto Vinício, professor de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e Ariane Pazinato, professora de Matemática e coordenadora do Ensino Médio.
Confira o episódio no Spotify ou faça o download do episódio no botão abaixo.