Contação de Histórias auxilia educadores e pais a educar crianças em meio a isolamento social

Histórias infantis auxiliam na alfabetização e no desenvolvimento lúdico dos pequenos.

O isolamento social tornou-se parte da realidade de educadores, estudantes e famílias, que precisam ficar em casa para preservar a saúde de todos. No entanto, o ensinamento dos alunos não pode ficar prejudicado, principalmente o dos pequenos, que estão no início de suas vidas escolares e sociais. Assim, a FTD Educação, por meio do Projeto Semeando Valores Cultivando Leitores, disponibiliza vídeos temáticos de contação de histórias para as famílias, com o objetivo de criar seres humanos transformadores, com base na cultura e na moral.

Mas, por que a Contação de Histórias é tão importante para o desenvolvimento das crianças? 

A importância da Contação de Histórias

A contação de histórias é uma das formas mais antigas de aprendizado, auxiliando na absorção dos valores praticados no convívio social e humano, para, assim, entender melhor as condutas que comandam as comunidades nas quais as pessoas estão inseridas. 

Assim, a contação de histórias já foi introduzida e é praticada com fervor na Educação e na formação de crianças – auxiliando-as de forma lúdica e simples a entender o mundo à sua volta. As histórias têm pilares que transmitem valores morais, estimulam as diversas emoções e também permitem desenvolver o gosto pela leitura.

Na Educação Infantil, principalmente na Pré-Escola e no Ensino Fundamental Anos Iniciais, essa forma de ensino auxilia substancialmente o desenvolvimento da imaginação, da criatividade e da linguagem, gerando empatia com os personagens e dando suporte ao trabalho com a diversidade – como também desperta o lado lúdico dos pequenos e auxilia sua alfabetização. 

Histórias lúdicas para as crianças

Assim, veja abaixo histórias infantis que vocês, pais e educadores, podem inserir no ensinamento dos seus alunos ou filhos. Os vídeos disponíveis são de livros da FTD Educação

  • Bichodário: auxilia na alfabetização, com a representação de elementos da fauna para simbolizar as letras do alfabeto.
  • Desmontando o Boto: com o emprego de novas vogais, a criança começa a compreender que muitas palavras podem ter o mesmo som, mas não a mesma escrita. Assim, por meio da história folclórica do boto, os pequenos aprendem novas palavras e novos significados. 
  • Dona Baratinha: de forma lúdica, é possível contar uma das histórias infantis mais famosas – na qual é possível agregar vozes e elementos para diferenciar os personagens, fazendo com que as crianças reconheçam a diversidade no reino animal e no mundo também.
  • O Jogo do Pega-pega: as crianças podem prender mais a atenção nas histórias quando se usam elementos que representam o conto, por mais comuns que sejam. Aqui, é possível aprender a contar uma história simples, mas muito educativa. 
  • Quero Abraço, O Que é Que eu Faço?: além da contação da história lúdica de forma oral, novamente o educador apresenta uma possibilidade de colocar a criança ativa, para que ela também conte a história – estimulando-a a imaginar os personagens e permitindo que ela consiga transformá-los com objetos simples e que tenha em casa.
  • O Segredo da Lagartixa: com elementos da flora e da fauna, a história ensina as crianças a importância da amizade. 

Os pais e educadores podem usar as histórias para, assim, continuar o aprendizado em suas casas nos dias atuais!

A FTD acredita que a sala de aula pode ir até onde mora nosso desejo de ensinar e de aprender. Faça como diversas famílias e escolas e continue contribuindo no desenvolvimento dos futuros adultos do país. E não se esqueça: Conte com a gente. Sempre. 🙂

Você gostou?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Veja mais conteúdos que podem te interessar:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: