julho 13, 2021

Você já conversa sobre dinheiro?

by Carolina Ligocki in Carolina Ligocki, Educação em Foco

O hábito de falar sobre o dinheiro, compartilhar experiências de consumo e de investimentos não é tão comum entre os brasileiros. Afinal de contas, acaba sendo um assunto delicado, difícil para a maior parte das pessoas que enfrentam desafios. Além disso, existe a tendência de olharmos o dinheiro como causador de problemas ao invés de solucionador. Não falar sobre ele, acaba limitando nossa capacidade de aprender e melhorar as próximas decisões.

Por mais que o dinheiro faça parte do dia a dia e sejam tomadas muitas decisões que têm impactos financeiros, acabamos pensando muito nele, mas falando pouco sobre ele. Isso acaba reduzindo nossa capacidade de refletir sobre as decisões e ampliar o repertório financeiro, o que é fundamental para irmos aperfeiçoando hábitos e melhorando resultados.

Quando fazemos uma retrospectiva, é fácil perceber que a subsistência que antigamente dependia da caça diária, hoje depende do dinheiro. Ele é trocado a todo instante por produtos e serviços que garantem a alimentação, a moradia, o vestuário… mas muito mais do que isso, coisas como o corte das unhas e tratamentos estéticos, o banho dos pets e até os balões e brigadeiros das festas estão sendo terceirizadas e precisamos do dinheiro para pagar tudo isso.

Por um lado, o dinheiro facilitou muito a vida e já não precisamos fazer um monte de coisas trabalhosas e consideradas “chatas”, mas ao mesmo tempo, muitas pessoas estão presas no ciclo de trabalhar, gerar o dinheiro e gastar, trabalhar, gerar e gastar…  Você se sente assim?

Com as tecnologias e conhecimentos que temos atualmente é possível usar estrategicamente o dinheiro e reduzir a angústia e o stress de ter que caçá-lo a cada dia. Costumamos dizer que é possível “plantar e colher o dinheiro”, da mesma forma que dominamos a agricultura e domesticamos os animais, conhecimentos que aumentaram a tranquilidade e o bem-estar.

Hoje existem formas de consumir e ter dinheiro de volta “cash back” em programas de pagamento da XP Investimentos, AME, PIC Pay, SMILES… É possível viajar e se hospedar sem pagar, trocando de residência com outras pessoas, Home Exchange. Não é mais necessário pagar transferências bancárias usando o PIX. É possível ter o dinheiro guardado em segurança em investimentos mais rentáveis que a poupança como os CDBs, os Títulos do Tesouro SELIC, os Fundos Taxa Zero… Enfim, um monte de facilidades e oportunidades para reduzir desperdícios e potencializar o uso, fazê-lo render mais e ter reservas para os imprevistos.

A pandemia nos mostrou que temos muito menos controle sobre o dia a dia do que imaginávamos. Dominar o dinheiro é algo possível, que aumenta a tranquilidade e o poder de escolhas nesse mundo de incertezas. Com dinheiro você pode melhorar a sua vida e ajudar muito mais pessoas do que sem ele. Lembre-se, o dinheiro é uma moeda de troca, apenas mais um dos recursos que temos no dia a dia. Aprenda mais sobre ele e desenvolva o hábito de falar e compartilhar com as pessoas a sua volta o que está percebendo e experimentando, faça parte dessa transformAÇÃO!

Carolina Ligocki

Carolina Ligocki

Carolina Ligocki, autora e diretora da Oficina das Finanças. Nasceu em 1974. É bióloga, mãe, esposa, filha, irmã, amiga, autora e empresária. Atua, juntamente com o marido, Leonardo Silva, desde 1999, no desenvolvimento do método dos 6Gs, que estimula comportamentos financeiros sustentáveis, na Oficina das Finanças. Uma de suas paixões é impactar positivamente a vida das pessoas com conteúdos e estratégias inovadoras a respeito desse assunto. É autora de mais de doze livros de educação financeira comportamental para crianças, jovens e adultos, e que já atingem mais 100.000 pessoas em todo o Brasil.

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: