maio 4, 2021

Ioiô da educação

by Caio Dib in Caio Dib

Por Caio Dib

Qual o impacto do vai e vem da abertura e do fechamento das escolas por conta da pandemia? Existe um consenso de que crianças e jovens longe das escolas por mais de um ano já causou um prejuízo enorme para essa geração, impactando principalmente os mais pobres. 

Agora, tenho me perguntado nas últimas semanas qual é o impacto tanto nos estudantes quanto nos profissionais da Educação desse “ioiô” de retorno e pausa das aulas presenciais. Afinal, estamos falando de gerenciar expectativas, lidar com medos, organizar a rotina pessoal e a própria escola para retornar às aulas presenciais. No retorno, a tensão sobre uma eventual paralisação dos encontros presenciais é diária e, semanas depois, uma nova carga de energia precisa ser gasta para a reorganização e o retorno à quarentena. 

Além disso, temos as expectativas de mães, pais e responsáveis. Definitivamente, ter crianças em casa não virou uma rotina tranquila depois de um ano de pandemia, e pais e responsáveis não se desenvolveram a ponto de assumir o papel de educadores – que é complexo, exige estudo e dedicação.  

Não existe receita de bolo para essa situação, que ainda é nova e extremamente desafiadora. No entanto, busque ter transparência em todas as suas relações e promover diálogos empáticos, independente da posição que ocupa. Boa sorte e seguimos juntos! 

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: