eBooks

BNCC na Prática: Ensino Médio

Muitas mudanças estão acontecendo na Educação, e uma delas é a implementação do Novo Ensino Médio de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas escolas de todo o território nacional. 

Sabendo do grande desafio que será essa implementação nas escolas, a FTD Educação disponibiliza GRATUITAMENTE o e-book BNCC na Prática Ensino Médio, para auxiliar os educadores nessa caminhada. 

Baixe agora nosso e-book exclusivo. 

Baixe agora o e-book interativo da Jornada Pedagógica FTD Educação 2021

Na Jornada Pedagógica FTD Educação 2021, realizada em janeiro, discutimos as significativas mudanças da Educação no Brasil e no mundo diante do cenário de pandemia e a formação docente e as estratégias de aprendizagem, sempre considerando a diversidade e pluralidade cultural.

Agora, com o ano letivo, temos o desafio de dominar as tecnologias e as metodologias que nos possibilitem implementar o ensino híbrido de forma efetiva, considerando a realidade institucional e de nossos estudantes, e que, em última análise, suporte processos de aprendizagem significativos e qualificados. 

Para isso, disponibilizamos para você um e-book interativo da Jornada! Está recheado de muito conteúdo para você rever e se aprofundar quando quiser. 

O que você vai encontrar neste e-book?

  • Plenária: Especialistas falam sobre os modelos de referência a respeito da implantação do ensino híbrido no mundo e no Brasil.
  • Oficinas: Gestores de quatro escolas públicas e escolas privadas apresentam práticas voltadas à gestão, à relação com os alunos, à formação de professores e à infraestrutura.
  • Podcasts: Programas com estratégias híbridas para os diferentes níveis de ensino e dicas de várias ferramentas que podem dar suporte.
  • Boas práticas: O último ano trouxe muitos desafios, mas também muitos aprendizados! Isso nos levou a desenvolver projetos que não podem deixar de ser compartilhados. 

Faça o download agora e mergulhe nesta trilha!

[eBook] Programa ETIS – Educação em Tempos de Isolamento Social

Diante das transformações impostas neste ano, a FTD Educação se colocou ao lado das escolas parceiras e realizou diversas medidas para apoiar as equipes escolares na continuidade das ações. Assim, nasceu o Programa ETIS (Educação em Tempos de Isolamento Social), com a iniciativa de promover webinários formativos, conduzidos por especialistas a partir da curadoria de conteúdos assertivos para as demandas emergenciais dos professores e alunos da rede pública.

O Programa ETIS trata de envolvimento com a Educação e com quem faz a diferença por meio dela, e é sustentado pelos seguintes pilares: foco na escuta ativa, fortalecimento da parceria com os municípios, presença significativa, busca de soluções e um grande trabalho em equipe.

Nós acreditamos no professor, em seu potencial e em seu protagonismo. Perante tantas dúvidas, inquietações e medos, buscamos articular questionamentos, conhecimentos e atitudes por meio desse programa. Por isso, a sequência das temáticas, a escolha dos especialistas, os exemplos dados nas lives, focando a realidade das escolas públicas, o olhar cuidadoso das consultorias educacional e comercial criaram uma rede de apoio considerando o desenvolvimento de todos.

Para consolidar esse conteúdo, disponibilizamos dois eBooks completos, com resumos de todas as formações, assim como os depoimentos de nossos parceiros. Clique abaixo para fazer o download dos materiais:

Google for Education lança guia de atividades para aprendizagem a distância.

A Google for Education lançou o e-book Inovar de onde estiver – Um guia de atividades para a aprendizagem a distância. O material tem o objetivo de ajudar educadores e pais com possibilidades de atividades que podem ser realizadas de maneira presencial ou mesmo de forma híbrida e/ou remota. As atividades são focadas em alunos de todas as faixas etárias: da Educação Infantil ao Ensino Superior.

Você já conhece a Google for Education? Essa é uma plataforma colaborativa que engloba várias ferramentas educacionais que buscam aperfeiçoar o ensino, facilitando a vida de professores e alunos na sala de aula e fora dela.

Manifesto pelo Pacto Educativo Global

O lançamento do Manifesto pelo Pacto Educativo Global é uma realização do Integra Confessionais – uma área educacional da FTD Educação inteiramente dedicada ao atendimento, acompanhamento e apoio pedagógico e institucional a Redes Confessionais.

O Manifesto foi criado a partir dos registros do VII Encontro – Integra Confessionais e tem o objetivo de documentar a construção coletiva, colaborativa e fraterna para formar uma Comunidade Educativa, Humana, Integral e comprometida com o bem comum.

O Manifesto está organizado em três partes, a primeira visa o histórico do Compromisso da Igreja Católica com a Educação, a segunda, as falas dos representantes da CNBB, CRB, ANEC, CIEC, CELAM, UMBRASIL, PUCPR e FTD sobre o comprometimento e engajamento das mesmas, e, por fim, um apanhado de Boas Práticas, que são Ações Concretas – da FTD Educação e das Redes Educacionais que fazem parte do encontro.

A FTD Educação juntamente com todas as instituições formaram uma força-tarefa para assegurar uma presença significativa, emocional e pedagógica perante profissionais da Educação e comunidade.

E, por meio desse manifesto, a FTD Educação acolhe o chamado do Papa Francisco e, juntos, estaremos comprometidos para colaborar e caminhar como Aldeia Global.

Ceciliany Alves Feitosa – Diretora Educacional Produtos e Serviços da FTD Educação.


Para ler o Manifesto completo e entender todas as propostas, clique no botão abaixo e baixe o e-book.

A nossa missão é apoiar a sua!

[eBook] A Escola na Pandemia – 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavirus

A partir de conversas sobre os impactos da pandemia na educação em nosso país, em diferentes níveis, nasceu o eBook A Escola na Pandemia – 9 visões sobre a crise do ensino durante o coronavirus.

A publicação conta com textos dos autores Claudia Costin, Caio Dib, Felipe Dib, Gustavo Mini, Gustavo Borba, Jorge Audy, Marcos Piangers, Mônica Carvalho e Paulo Barone sobre as percepções do que estamos vivendo e como as mudanças impostas pelo contexto devem impactar os diferentes processos de pesquisa, ensino, interação, convívio e aprendizagem.

O material pode ser baixado gratuitamente clicando abaixo, nos formato PDF e EPUB, e pode ser compartilhado com seus amigos. 😉

Boa leitura!

Avaliação Formativa

Certamente você já ouviu falar em Avaliação Formativa e em Avaliação Somativa, pois o tema não é novidade e está na pauta educacional há muito tempo.  

Apesar disso, ainda existem confusões conceituais sobre o assunto, também ocorre que, embora muitos professores almejem fazer Avaliação Formativa, a organização das escolas costuma estar fortemente enraizada em uma lógica somativa de avaliação. 

Por fim, muitas das concepções dos professores, dos alunos e de suas famílias sobre aprendizagem, sobre a função da escola e sobre os propósitos da avaliação são contraditórias: deseja-se uma coisa, mas há forças internas que atuam na direção contrária. 

Para entender mais sobre este tema, confira o quarto e-book produzido pela FTD Educação, em parceria com o B-LAB.  

Para acessar gratuitamente, preencha os campos abaixo: 

O conteúdo do e-book fica ainda mais rico se você acompanhar o nosso podcast.  

Neste episódio, conversamos com alguns professores de diferentes níveis de ensino sobre o ensino híbrido na prática – seu planejamento, seu diagnóstico e sua aplicação, e contamos com a presença superespecial destes três professores: Moisés Siqueira, professor de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Humberto Vinício, professor de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e Ariane Pazinato, professora de Matemática e coordenadora do Ensino Médio. 

Confira o episódio no Spotify ou faça o download do episódio no botão abaixo. 

Ensino Híbrido na Prática

O ensino híbrido é uma modalidade de ensino que exige um conjunto de habilidades e competências docentes, que nos habilitam a exercer nossa docência em ambientes digitais ou não. Para entender mais sobre esse tema, confira o terceiro e-book produzido pela FTD Educação, em parceria com o B-LAB.  

Para acessar gratuitamente, preencha os campos abaixo: 

O conteúdo do e-book fica ainda mais rico se você acompanhar o nosso podcast.  

Neste episódio, conversamos com alguns professores de diferentes níveis de ensino sobre o ensino híbrido na prática – seu planejamento, seu diagnóstico e sua aplicação, e contamos com a presença superespecial destes três professores: Moisés Siqueira, professor de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Humberto Vinício, professor de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental e Ariane Pazinato, professora de Matemática e coordenadora do Ensino Médio. 

Confira o episódio no Spotify ou faça o download do episódio no botão abaixo. 

Ensino Híbrido e suas Metodologias

Para complementar o tema Ensino Híbrido, confira o segundo e-book produzido pela FTD Educação, em parceria com o B-LAB.  

Para acessar gratuitamente, preencha os campos abaixo: 

O conteúdo do e-book fica ainda mais rico se você acompanhar o nosso podcast. 

Confira o episódio no Spotify ou faça o download do episódio no botão abaixo. 

[eBook] Caminhos e Desafios para a Retomada das Aulas: Perspectivas, Protocolos e Proposições

Com a perspectiva da retomada das aulas presenciais, nosso papel é continuar oferecendo o suporte necessário para escolas, educadores, alunos e famílias. Por isso, lançamos, como parte das ações do Webinário Internacional On-line Cenário Mundial da Educação Pós-Pandemia, o e-book Caminhos e Desafios para a Retomada das Aulas: Perspectivas, Protocolos e Proposições. 

O que você vai encontrar neste e-book?

A publicação conta com textos de importantes autores brasileiros abordando questões enfrentadas pela Educação no cenário atual. São discutidos os contextos nacionais e internacionais, as normativas oferecidas pelo governo brasileiro, a reorganização escolar e ações pedagógicas que favoreçam a garantia dos direitos de aprendizagem nos âmbitos de currículo, formação de professores e avaliações.

O e-book também traz reflexões sobre o uso de tecnologia e da metodologia de ensino híbrido, além de questões de gestão e liderança. Para atender às demandas de um retorno presencial seguro e bem planejado, a publicação ainda conta com protocolos de segurança, higiene, saúde mental e acolhimento.

Artigos assinados por grandes nomes da Educação.

Os textos trazem informações, dicas e orientações de importantes autores, como: Cláudia Costin, Celso Antunes, Elvira Souza Lima, Leila Iannone, Maria Alice Carraturi, Marta Relvas, Chico Soares, Maria Inês Fini, Sônia Simões Colombo, Ricardo Mariz, Leo Fraiman, Luis Laurelli, Isaura C. M. de Oliveira e Patrícia Ester Ferreira de Souza.

Tenha acesso a um material exclusivo e completo para guiar escolas e educadores neste retorno. 

Faça o download abaixo e boa leitura!

FTD Educação e Leo Fraiman disponibilizam Guia de Acolhimento – Parte II

Novo volume traz inspirações para o acolhimento das famílias na volta às aulas presenciais.

Trabalhar habilidades socioemocionais de estudantes, professores e familiares ainda é cada vez mais necessário em meio à crise social em que vivemos. Por isso, Leo Fraiman e a equipe da FTD Educação acabam de lançar o segundo volume do “Guia de Acolhimento Caminhos para a Superação”. O foco continua na construção de uma escola mais resiliente e humanizada, mas, dessa vez, a família é colocada ainda mais no centro de todas as discussões.

Guia de Acolhimento Caminhos para a Superação: Inspiração para uma escola humanizada – Parte I

Para ter acesso ao primeiro volume dessa coleção, basta clicar aqui.

Guia de Acolhimento Caminhos para a Superação: Inspiração para uma escola humanizada – Parte II

A FTD Educação, em parceria com a OPEE Educação, está disponibilizando gratuitamente o material que, além de levantar o debate sobre o tema, traz propostas e atividades práticas para serem realizadas com as famílias dos alunos e que podem ser utilizadas por todas as escolas.

As orientações propõem reflexões que favorecem a construção de um espírito colaborativo de superação e incentivam uma atitude empreendedora diante da vida. Esse acolhimento contribui para fortalecer cada vez mais as alianças emocionais e a parceria entre a escola e a família.

Esquina do Pensamento lança e-book gratuito O mundo dentro de casa

A Esquina do Pensamento, parceira da FTD Educação, disponibilizou um e-book muito interessante para você baixar gratuitamente!

O mundo dentro de casa traz reflexões sobre o nosso novo cotidiano a partir do início da quarentena e também perspectivas futuras diante deste cenário complexo e desafiador. O autor, Ricardo Mariz, proporciona insights sobre as aprendizagens possíveis pós-pandemia, as lições gerais que podemos tirar disso tudo, a intensificação do mundo digital, entre outros temas relevantes.

Para acessar o e-book, basta clicar no botão abaixo, inserir seu nome e e-mail no formulário, e pronto! Você receberá o PDF no seu e-mail.

Guia de Acolhimento

Caminhos para a superação: inspirações para uma escola humanizada

A FTD Educação, em parceria com a Metodologia OPEE, está disponibilizando gratuitamente o guia Caminhos para a superação – Inspirações para uma escola humanizada, com autoria de Leo Fraiman.

Com orientações e dicas para construir um ambiente humanizado na escola, o documento apresenta atividades que preparam os educadores para acolher emocionalmente seus alunos no retorno às aulas presenciais.

Faça download do guia completo clicando em:

Entenda o SAEB

Entenda o Saeb é um material imperdível que esclarece questões fundamentais sobre a Avaliação Educacional do Brasil, fornecendo um vasto referencial teórico aos profissionais da Educação.

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: