O TEMPO HUMANO

Há milhares de anos, os seres humanos perceberam que algumas manifestações da natureza eram cíclicas. Em determinado momento, sentiram a necessidade de entender esses fenômenos, por isso desenvolveram instrumentos que contribuíram para a verificação e a medição da passagem do tempo.

Com base no nascer e no pôr do sol, eles identificaram a duração de um dia, e observando as fases da Lua, perceberam que seu ciclo durava 29 dias. Assim passaram a reconhecer os melhores períodos para cultivar a terra, colher os frutos ou mesmo caçar.

Que tal conhecer um pouco mais a história do tempo humano?

Calendário lunar pré-histórico

Os primeiros calendários lunares que temos conhecimento foram gravados em ossos, há mais de 30 000 anos.

X

Stonehenge

Grupos humanos, em diferentes partes do mundo, construíram círculos de pedra para calcular fenômenos sazonais, tais como os solstícios e os equinócios.

X
4 000 a.C.
PRÉ-HISTÓRIA

No século XIX, os historiadores decidiram empregar métodos científicos para dividir a História. Como os primeiros registros escritos surgiram por volta de 4 000 antes do nascimento de Cristo (a.C.), considerou-se que a História nasceria com os primeiros escritos.

Calendário egípcio

Os egípcios foram excelentes astrônomos. Eles desenvolveram um calendário solar dividido em 12 meses de 30 dias, acrescidos de 5 dias a cada ano.

X

Clepsidra

O relógio de água, conhecido como clepsidra, foi desenvolvido pelos gregos em substituição ao relógio de sol, que não funcionava em ambientes fechados. A clepsidra era usada nos tribunais para cronometrar os discursos.

X

A cronologia usada atualmente em todo o mundo é a cristã, inclusive nos países em que a maioria da população não é majoritariamente cristã.

Assim, todos os acontecimentos ocorridos antes do nascimento de Cristo são identificados com a sigla a.C. Sendo facultativo o uso da sigla d.C. para os acontecimentos ocorridos depois do seu nascimento.

476 d.C.
0
IDADE ANTIGA

Começa com a criação da escrita e termina com a conquista do Império Romano pelos povos germânicos.

Ampulheta de areia

A ampulheta é um aperfeiçoamento da clepsidra e foi amplamente utilizada durante a Idade Média, pois era o instrumento mais preciso de contagem do tempo conhecido até então.

X

Sino da igreja

Durante a Idade Média, os sinos das igrejas funcionavam como relógios comunitários, indicando a passagem das horas e os horários das atividades eclesiásticas.

X
1453
IDADE MÉDIA

Começa com a conquista do Império Romano pelos germânicos e termina com a ocupação de Constantinopla pelos turcos otomanos.

Relógio de pêndulo

A partir do século XVII, os relógios de pêndulo e mola tornaram-se populares e passaram a fazer parte da decoração doméstica da classe mais abastada.

X

Relógio marítimo

Embora populares, os relógios de pêndulo não funcionavam no mar. Então, no início do século XVIII, o Parlamento britânico ofereceu um prêmio em dinheiro para quem desenvolvesse um relógio de navegação preciso. A nova tecnologia contribuiu bastante com a expansão marítima no período.

X
1789
IDADE MODERNA

Começa com a ocupação de Constantinopla e termina com o início da Revolução Francesa.

Relógio de fábrica

A industrialização do século XIX estabeleceu um intenso controle sobre a organização e otimização do trabalho. Era preciso controlar o tempo de produção das mercadorias.

X

Relógio digital

Nos dias atuais, o controle do tempo está em todos os lugares, sendo monitorado de modo individual ou coletivo.

X
Atualidade
IDADE CONTEMPORÂNEA

Começa com a Revolução Francesa e se estende aos dias atuais.