O que foi 2020? A vida de todos mudou completamente e percebemos que o cansaço do final de ano e fechamento das notas parece estar maior, não é mesmo?
Meu convite hoje é para dedicarmos os dias finais de dezembro para realmente descansarmos e começarmos um 2021 com energia e otimismo. Afinal, além de cansaço, a pandemia impactou a realidade da educação brasileira e mundial como nunca antes vimos. Acompanhando redes públicas e privadas, vemos como alguns dos estudantes não conseguiram acompanhar praticamente nada das aulas remotas e como teremos um grande trabalho de busca ativa e retomada da vida escolar em 2021.
Uma das pessoas que será mais influente nesse processo é você, educador. Como referência para os estudantes e para a comunidade escolar, entendemos cada vez mais que é a sua voz que ecoa e é ouvida pelas famílias, responsáveis e estudantes. Por isso, ela não pode estar rouca, cansada ou em tom de desacreditada.
Você precisa entrar no ano que vem descansado(a) e com toda a energia possível para continuar seguindo e defendendo o motivo que fez entrar nessa carreira: uma educação de qualidade para todos. Junto com os gestores das redes privadas e públicas, vamos precisar identificar os estudantes que tiveram a educação mais impactada pela pandemia, convencê-los de que continuar na escola é importante para seus projetos de vida e trabalhar muito para eliminar defasagens educacionais e até mesmo emocionais.
Tenho certeza que você terá muitos parceiros em 2021 para essa retomada. Entretanto, para que você fique bem e tenha energia pra seguir o trabalho com propósito, se permita ficar alguns dias jogado(a) no sofá, assistindo televisão aberta e trocando com pessoas que você gosta.
Bom descanso e contem comigo!

Caio Dib
Caio Dib é jornalista e designer de serviços educacionais. Também é autor de diversos livros sobre educação e inovação brasileira.


Saudades da energia das trocas presenciais
Ninguém aguenta mais falar de pandemia. Estamos num momento em que desejamos mais do que tudo sair de casa, encontrar pessoas que a gente gosta


Educar para estudantes fazerem boas perguntas
Durante a pandemia, tenho conversado com muitos estudantes de Ensino Médio de realidades diferentes. Uma coisa me chamou a atenção na maioria dessas conversas: as


Professores são contadores de histórias e criadores de experiências
Nesse momento de pandemia, ficamos um pouco desnorteados sobre o que fazer com as aulas on-line. Afinal, como continuar com a qualidade de aulas presenciais