novembro 19, 2020

Saudades da energia das trocas presenciais

Ninguém aguenta mais falar de pandemia. Estamos num momento em que desejamos mais do que tudo sair de casa, encontrar pessoas que a gente gosta e sentir a energia das conexões e das trocas.

Tenho o privilégio da minha seção eleitoral ser na escola onde estudei a maior parte da vida e onde fui educador em um curso extracurricular bastante disruptivo, que reunia jovens de 10 a 14 anos para fazermos transformações positivas no bairro. Quando pisei na escola, lembrei das tardes de quarta-feira e de toda a energia que trocava com aqueles jovens, das conversas que tínhamos sobre o objeto do curso e principalmente as trocas sobre nossas vidas e tudo que eles estavam descobrindo durante essa etapa da transformação que eles viviam.

Logo fiquei imaginando como os professores e professoras que tinham encontros diários com suas turmas e que estão há meses sem ter essas trocas. A gente reclama, é uma rotina cansativa, mas acho que a maior parte das pessoas está com saudades dessa energia do encontro e, principalmente, do alto nível de energia trocada em momentos de aprendizado.

A volta às aulas ainda é um assunto temido – com razão – pelos professores e alguns familiares e desejado por outras pessoas. Precisamos nos cuidar e torcer para que todos esses momentos voltem o mais logo possível. Fiquem bem!

Caio Dib

Caio Dib

Caio Dib é jornalista e designer de serviços educacionais. Também é autor de diversos livros sobre educação e inovação brasileira.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Olá! Que bom ter você conosco! :)
O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias. Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: