novembro 13, 2020

A Educação que se move para o futuro

by Valéria Pellicano in Educação em Foco, Valeria Pellicano

Num mundo em constante e acelerada transformação, o professor, mestre e curador, na arte da aprendizagem, figura ainda mais importante na tarefa de trazer conteúdos significativos e transformadores, conteúdos de qualidade, que ofertem oportunidades iguais para diferentes realidades sociais.

Nos novos tempos, tempos de transformação, flexionar e adaptar-se é crucial. Engajamento traz produtividade, força e mobilização pela e para a Educação, porque com a era digital nem toda informação é de fato comunicação. A comunicação evoluiu, a educação evoluiu, mas continuam em percurso, marcado pelo crescimento exponencial de dados moveis, a um click de distância.

Transformar, mudar, construir um modelo novo e adaptado é o perfil do profissional professor para a educação que se move para o futuro, com um rol de decisões e estratégias que perpassam o viés da colaboração e da transparência, porque a verdadeira comunicação é o resultado do que foi compartilhado como perspectiva educacional transformadora.

O valor da diversidade é combustível sustentável e precioso para, de forma não tradicional, quebrarmos paradigmas e para a criação de um protótipo pedagógico que traz perspectivas amplas para as soluções esperadas por todos nós. O poder da criatividade convoca mudanças exponenciais.

A riqueza da diversidade e olhares para o mesmo problema, transforma vieses em colaboração. Cada um em suas ações, liga pontos, e equipes podem atuar na mudança do globo. Ou seja, a transversalidade na atuação do professor, e da equipe pedagógica é marco ideal para novas conquistas.

Recursos e espaço numa aula virtual, demandam pensamentos, ações e materiais diferentes, como livros, jogos, atividades em conjunto, etc. Criar aulas online, pode melhorar o aproveitamento do tempo do educador e dos alunos, podendo estes dedicarem-se a novas propostas de atividades, aprofundar estudos e preparar novos materiais. As tecnologias poderão inovar como uma extensão da aprendizagem, abordando dúvidas, recorrências, criando uma aula mais completa.

As classes são heterogêneas, os pensamentos também. Cada professor pode acionar uma nova dinâmica para adaptar a estrutura didática e pedagógica a favor da aprendizagem, sendo este o desafio do professor profissional e digital. O ensino híbrido compila todos os benefícios do aprendizado online e offline.

Valéria Pellicano

Valéria Pellicano

Valéria Pellicano é Pedagoga, Especialista em Educação Especial com vasta experiência no processo de alfabetização e formação de professores. Atualmente coordena o Parque Escola Bico Amarelo - Acessibilidade e Inclusão, atendendo sistemas de ensino pelo Brasil.

Educação em Foco
Valéria Pellicano

Vivenciando o Ensino Híbrido

Sabemos que a aproximação família e escola realizada neste ano letivo tem sido primordial no enfrentamento dos desafios que se apresentam. Material didático e tecnologia

Leia mais »
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Olá! Que bom ter você conosco! :)
O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias. Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: