outubro 23, 2020

Qual deve ser o limite de ganho de uma pessoa?

by Carolina Ligocki in Carolina Ligocki, Educação em Foco

Eu nunca tinha pensado sobre isso, até que um dia, trabalhando com educação financeira comportamental, decidimos produzir um programa para ser usado nas escolas. Veio daí o desafio: o que ensinar às crianças e aos jovens, para que eles sejam capazes de perceber O LIMITE de ganho, mas sem limitar a criatividade e sem deixar de fazê-los sonhar com uma vida melhor para eles e para toda a sociedade.

Para mim sempre foi importante sonhar alto, isso me motivou a dar passos fundamentais para superar e enfrentar meus medos e inseguranças. Acredito no poder da superação quando temos algo que nos instiga e tira da zona de conforto, quando vamos em busca de algo que faz os olhos brilharem e o coração acelerar. Precisava manter essa chama acesa no coração dos estudantes!

Ao mesmo tempo, via que a ganância e a busca por cada vez mais coisas e mais dinheiro não fazia bem para as pessoas e nem para a sociedade. A gente vê pessoas abastadas que não conseguem usufruir de tudo o que têm, que não conseguem colaborar com os outros e que, muitas vezes, nem enxergam tudo isso. 

Também via pessoas ultrapassando limites éticos importantes, roubando, enganando, mentindo, desviando verba pública e privada sem o menor constrangimento em benefício próprio, para acumular mais e ter mais. Cegas, incapazes de perceber o mau que fazem para as pessoas próximas e para toda a sociedade. 

Veio daí o “estalo”, vamos ensinar que o limite de ganho de uma pessoa deve ser a ÉTICA! Tudo pode ser feito e sonhado desde que o respeito a si mesmo e aos outros seja mantido. Ficou fácil e simples de ser entendido, sempre que pensamos em realizar algo precisamos pensar: quem vamos prejudicar? quem vamos ajudar? Isso torna as decisões mais claras, a vida mais simples e a trajetória mais significativa. Nos faz pensar e agir além do próprio umbigo.

Aos poucos temos plantando sementes no coração dos professores, estudantes e famílias, levando discussões e reflexões sobre o uso do dinheiro para o bem em cada atividade proposta. Viabilizando ampliar o olhar para novas possibilidades e construindo hábitos saudáveis em relação ao uso do dinheiro. Venha conosco fazer essa transformação!

Carolina Ligocki

Carolina Ligocki

Carolina Ligocki, autora e diretora da Oficina das Finanças. Nasceu em 1974. É bióloga, mãe, esposa, filha, irmã, amiga, autora e empresária. Atua, juntamente com o marido, Leonardo Silva, desde 1999, no desenvolvimento do método dos 6Gs, que estimula comportamentos financeiros sustentáveis, na Oficina das Finanças. Uma de suas paixões é impactar positivamente a vida das pessoas com conteúdos e estratégias inovadoras a respeito desse assunto. É autora de mais de doze livros de educação financeira comportamental para crianças, jovens e adultos, e que já atingem mais 100.000 pessoas em todo o Brasil.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Olá! Que bom ter você conosco! :)
O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias. Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: