outubro 16, 2020

Educar para estudantes fazerem boas perguntas

Durante a pandemia, tenho conversado com muitos estudantes de Ensino Médio de realidades diferentes. Uma coisa me chamou a atenção na maioria dessas conversas: as que mais me impressionaram, eram ótimos questionadores. As trocas que mais me incomodaram foram com jovens que tinham receio de fazer perguntas ou os que buscavam respostas certas.

Por isso, minha provocação é: você desenvolve seus estudantes para serem curiosos e fazerem boas perguntas? Isso vai ser fundamental tanto no dia a dia da escola quanto no mercado de trabalho. Tudo isso parece um pouco clichê, mas precisa ser reforçado.

Eu mesmo tenho feito um desafio pessoal de fazer pelo menos uma pergunta que eu consideraria “boba” por dia. Em algumas situações, ela realmente não tem sentido (e tenho tentado identificar o que eu não reparei/levei em consideração para ter ficado com essa dúvida). Em outros momentos, elas se mostram como dúvidas complexas e que todo o grupo também tinha.

Por isso, sugiro incentivar seus colegas, seus estudantes e você mesmo a serem bons “perguntadores”. Trago duas dicas práticas para isso:

  • abra um espaço nas aulas virtuais para que o grupo faça perguntas pelo microfone ou pelo chat. As perguntas por escrito podem facilitar a expressão de estudantes tímidos, que não querem se expor em momentos que outras turmas estão online na mesma aula
  • faça um exercício de responder um diálogo com uma pergunta ao invés de uma afirmação pelo menos 3 vezes ao dia. Isso tira um pouco das suas certezas e te coloca em um lugar de curiosidade

Com qual pergunta você ficou na cabeça? Me escreve no caiodib@caiodib.com.br para conversarmos mais!

Caio Dib

Caio Dib

Caio Dib é jornalista e designer de serviços educacionais. Também é autor de diversos livros sobre educação e inovação brasileira.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Olá! Que bom ter você conosco! :)
O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias. Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: