Sabemos que a aproximação família e escola realizada neste ano letivo tem sido primordial no enfrentamento dos desafios que se apresentam. Material didático e tecnologia educacional são atualmente aporte para vivências pedagógicas interativas entre família e escola.
Abordagens pedagógicas e recursos tecnológicos associados aos protocolos para saúde pessoal, social e financeira, alinhados ao sentimento amoroso e fraterno habilitam um conteúdo interativo. Unidas, família e escola definem e facilitam cada passo desse percurso e constroem uma Educação humanizada e ativa.
Nesse sentido, o Ensino Híbrido – blended learning ou b-learning – é uma alternativa de ensino que compreende as novas tecnologias educacionais e que pode expressar proativamente os Direitos de Aprendizagem, os Campos de Experiência, as Competências e Habilidades da BNCC.
A oferta de Ensino Híbrido caracteriza-se pelo uso de soluções combinadas ou mistas, via experiências e estratégias de aprendizagem que integram as tecnologias da informação e comunicação como facilitadoras e potencializadoras do ensino.
Este formato híbrido cria modelos que mesclam momentos em ambiente virtual, utilizando ferramentas da educação a distância, com a aprendizagem presencial. Portanto, deve passar por discussão e planejamento, evidenciando potencialidade e controle de tempo, lugar, caminho e ritmo de aprendizagem.
Ao utilizar alternativas de personalização do aprendizado, o Ensino Híbrido em suas duas formas: modo síncrono, nos webinários, classroom, aulas ao vivo, fóruns de discussões em que todos participam ao mesmo tempo, traz um formato ideal para uma interação mais próxima com o tutor e demais alunos. Já no modo assíncrono, traz flexibilidade de lugar e momento, ideal para estudar sem comprometer um horário específico.
O fundamental nesse aporte do Ensino Híbrido, é garantir e respeitar os diferentes estilos de aprendizagem e o desenvolvimento das competências apresentadas pela BNCC na Educação Básica: conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania, fortalecendo o trabalho pedagógico dentro das habilidades específicas da Educação Infantil até o Ensino Médio, portas para o Ensino Superior.
Valeria Pellicano
Valeria Pellicano é Pedagoga, Especialista em Educação Especial com vasta experiência no processo de alfabetização e formação de professores. Atualmente coordena o Parque Escola Bico Amarelo – Acessibilidade e Inclusão, atendendo sistemas de ensino pelo Brasil.