setembro 18, 2020

Vivenciando o Ensino Híbrido

by Valéria Pellicano in Educação em Foco, Valeria Pellicano

Sabemos que a aproximação família e escola realizada neste ano letivo tem sido primordial no enfrentamento dos desafios que se apresentam. Material didático e tecnologia educacional são atualmente aporte para vivências pedagógicas interativas entre família e escola.

Abordagens pedagógicas e recursos tecnológicos associados aos protocolos para saúde pessoal, social e financeira, alinhados ao sentimento amoroso e fraterno habilitam um conteúdo interativo. Unidas, família e escola definem e facilitam cada passo desse percurso e constroem uma Educação humanizada e ativa.

Nesse sentido, o Ensino Híbrido – blended learning ou b-learning – é uma alternativa de ensino que compreende as novas tecnologias educacionais e que pode expressar proativamente os Direitos de Aprendizagem, os Campos de Experiência, as Competências e Habilidades da BNCC.

A oferta de Ensino Híbrido caracteriza-se pelo uso de soluções combinadas ou mistas, via experiências e estratégias de aprendizagem que integram as tecnologias da informação e comunicação como facilitadoras e potencializadoras do ensino.

Este formato híbrido cria modelos que mesclam momentos em ambiente virtual, utilizando ferramentas da educação a distância, com a aprendizagem presencial. Portanto, deve passar por discussão e planejamento, evidenciando potencialidade e controle de tempo, lugar, caminho e ritmo de aprendizagem.

Ao utilizar alternativas de personalização do aprendizado, o Ensino Híbrido em suas duas formas: modo síncrono, nos webinários, classroom, aulas ao vivo, fóruns de discussões em que todos participam ao mesmo tempo, traz um formato ideal para uma interação mais próxima com o tutor e demais alunos. Já no modo assíncrono, traz flexibilidade de lugar e momento, ideal para estudar sem comprometer um horário específico.

O fundamental nesse aporte do Ensino Híbrido, é garantir e respeitar os diferentes estilos de aprendizagem e o desenvolvimento das competências apresentadas pela BNCC na Educação Básica: conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania, fortalecendo o trabalho pedagógico dentro das habilidades específicas da Educação Infantil até o Ensino Médio, portas para o Ensino Superior.

Valéria Pellicano

Valéria Pellicano

Valéria Pellicano é Pedagoga, Especialista em Educação Especial com vasta experiência no processo de alfabetização e formação de professores. Atualmente coordena o Parque Escola Bico Amarelo - Acessibilidade e Inclusão, atendendo sistemas de ensino pelo Brasil.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Olá! Que bom ter você conosco! :)
O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias. Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: