julho 22, 2020

A nova maneira de organização do ensino implementada pela BNCC

by Valéria Pellicano in Educação em Foco, Valeria Pellicano

Garantir o acesso às competências gerais estipuladas pela BNCC, tornam o contexto educacional mais justo, igualitário e inovador, ao reconhecer a Educação Infantil como fundamental para a construção da identidade e subjetividade do aluno, significando um marco histórico objetivo e pontual, ao estabelecer direitos de aprendizagem e campos de experiência. As práticas alinhadas aos interesses e necessidades do aluno garantem enfaticamente o sucesso da vivência educativa.

Direitos de aprendizagem e campos de experiência são fundamentais para nortear e apoiar o aprender, enfatizando noções, atitudes e afetos que, aflorados, influenciam a trajetória do ser e do aprender ao longo da vida.

Unidades temáticas, habilidades e objetos de conhecimento são prioridades a cada passo. Orientando e acompanhando empaticamente vivências e experiências para o desenvolvimento da identidade pessoal e social do aluno, garantem espaço, tempo, expressão e liberdade para o interagir, explorar, pesquisar, imaginar e movimentar-se.

Para contemplá-los, precisamos agir pedagogicamente e socialmente a fim de garantir experiências, vivências, atividades e propostas alinhadas a cada aspecto considerado fundamental nesse processo. Todo o aporte para a aprendizagem é construído pela espontaneidade, seus porquês e suas respostas.

Enquanto a sistematização dos conceitos é proposta a partir do Ensino Fundamental, quando as formulações poderão e deverão ser embasadas no currículo de cada disciplina, o desenvolvimento de estratégias de observação, formulação de questionamentos, criação de hipóteses, exposição de sentimentos, espaço para narrativas e o pensar sobre o mundo e sobre cada espaço tem seu princípio na Educação Infantil.

A nova maneira de organização do ensino implementada pela BNCC acolhe o ser e seus mundos. Os múltiplos universos possíveis, prováveis ou improváveis importam e se conjugam em sistemas, influenciados pela natureza humana, o meio ambiente e o meio social.

Em cada ser há um mundo a ser explorado. O planeta Terra é o planeta Água, é o planeta Vida. Os campos de experiência delimitam os recursos, e os direitos de aprendizagem delineiam o percurso riquíssimo do aprender e recriar conhecimento, solidariedade e luz na Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Valéria Pellicano

Valéria Pellicano

Valéria Pellicano é Pedagoga, Especialista em Educação Especial com vasta experiência no processo de alfabetização e formação de professores. Atualmente coordena o Parque Escola Bico Amarelo - Acessibilidade e Inclusão, atendendo sistemas de ensino pelo Brasil.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Olá! Que bom ter você conosco! :)
O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias. Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: