Garantir o acesso às competências gerais estipuladas pela BNCC, tornam o contexto educacional mais justo, igualitário e inovador, ao reconhecer a Educação Infantil como fundamental para a construção da identidade e subjetividade do aluno, significando um marco histórico objetivo e pontual, ao estabelecer direitos de aprendizagem e campos de experiência. As práticas alinhadas aos interesses e necessidades do aluno garantem enfaticamente o sucesso da vivência educativa.
Direitos de aprendizagem e campos de experiência são fundamentais para nortear e apoiar o aprender, enfatizando noções, atitudes e afetos que, aflorados, influenciam a trajetória do ser e do aprender ao longo da vida.
Unidades temáticas, habilidades e objetos de conhecimento são prioridades a cada passo. Orientando e acompanhando empaticamente vivências e experiências para o desenvolvimento da identidade pessoal e social do aluno, garantem espaço, tempo, expressão e liberdade para o interagir, explorar, pesquisar, imaginar e movimentar-se.
Para contemplá-los, precisamos agir pedagogicamente e socialmente a fim de garantir experiências, vivências, atividades e propostas alinhadas a cada aspecto considerado fundamental nesse processo. Todo o aporte para a aprendizagem é construído pela espontaneidade, seus porquês e suas respostas.
Enquanto a sistematização dos conceitos é proposta a partir do Ensino Fundamental, quando as formulações poderão e deverão ser embasadas no currículo de cada disciplina, o desenvolvimento de estratégias de observação, formulação de questionamentos, criação de hipóteses, exposição de sentimentos, espaço para narrativas e o pensar sobre o mundo e sobre cada espaço tem seu princípio na Educação Infantil.
A nova maneira de organização do ensino implementada pela BNCC acolhe o ser e seus mundos. Os múltiplos universos possíveis, prováveis ou improváveis importam e se conjugam em sistemas, influenciados pela natureza humana, o meio ambiente e o meio social.
Em cada ser há um mundo a ser explorado. O planeta Terra é o planeta Água, é o planeta Vida. Os campos de experiência delimitam os recursos, e os direitos de aprendizagem delineiam o percurso riquíssimo do aprender e recriar conhecimento, solidariedade e luz na Educação Básica – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Valéria Pellicano
Valéria Pellicano é Pedagoga, Especialista em Educação Especial com vasta experiência no processo de alfabetização e formação de professores. Atualmente coordena o Parque Escola Bico Amarelo - Acessibilidade e Inclusão, atendendo sistemas de ensino pelo Brasil.


A Educação que se move para o futuro
Num mundo em constante e acelerada transformação, o professor, mestre e curador, na arte da aprendizagem, figura ainda mais importante na tarefa de trazer conteúdos


Ensino Híbrido, Decisão e Estratégia
Estamos todos em processo de reflexão sobre protocolos para a retomada das aulas presenciais, onde poderá ser aplicado o Ensino Híbrido: aulas assistidas presencialmente e


Aproximação Família e Escola no Ensino Híbrido
Há forte possibilidade de implementação do Ensino Híbrido na retomada das aulas. O Ensino Híbrido no modelo disruptivo é o recurso implementado neste momento por