julho 3, 2020

Família e Escola – Acolhimento e Orientação

by Valéria Pellicano in Educação em Foco, Valeria Pellicano

Em determinado momento, neste 2020, famílias e escolas foram chamadas a alinhar ações, pensamentos e sentimentos, criando uma nova identidade para o ensinar e aprender. A chamada acontece todos os dias. Pais e professores respondem presença, não somente o aluno.

Sendo assim, mais do que nunca e sempre, família, escola, acolhimento e orientação precisam comunicar-se num diálogo mediador e de superação. Voltamos todos a ser alunos, nos reinventamos aprendendo a cada instante a ciência da renovação. O momento pede mediação entre a pessoa e o profissional que somos com a posição que ocupamos na família.

Propor atividades, observar a criança ao realizá-las, segurar a mão da criança no contorno de uma letra, conferir resultados de respostas e cálculos, folhear cadernos e livros buscando o conteúdo, o texto, a imagem, a página certa, ouvir uma leitura. A família, pai, mãe, avós, tios, irmãos têm sempre nas mãos essas tarefas. Agora ainda mais.

A BNCC ‒ Base Nacional Comum Curricular, em seus Campos de Experiência que percorrem o currículo desde a Educação Infantil, contempla: Eu, o outro e nós; Corpo, gestos e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações. É certo que família e escola seguem unidos uma jornada intensa de descobertas e experimentações, acolhendo, orientando, ofertando e comungando ações.

Material didático e tecnologia educacional são o aporte para essas vivências interativas entre família e escola, mas o sentimento amoroso e fraterno é que define e facilita cada passo desse percurso para a garantia da aprendizagem.

O caminho se faz tortuoso muitas vezes, mas é evidente a força em cada um para a superação de todos os obstáculos.

A jornada começou há cerca de três meses, a linha de chegada está adiante e, quando a atingirmos, ouviremos todos, os aplausos. No pódio estarão cada aluno e sua família, cada professor e cada escola, vitoriosos e enaltecidos pelo esforço forte e amoroso que se impôs a todos nós.

Nessa jornada, firmes e constantes, família e escola são guiados para a linha de chegada. Mais do que merecedores de medalhas, tornam-se mais fraternos e solidários.

Valeria Pellicano
Pedagoga
Londrina, junho de 2020.

Valeria Pellicano

Valeria Pellicano

Valeria Pellicano é Pedagoga, Especialista em Educação Especial com vasta experiência no processo de alfabetização e formação de professores. Atualmente coordena o Parque Escola Bico Amarelo - Acessibilidade e Inclusão, atendendo sistemas de ensino pelo Brasil.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Olá! Que bom ter você conosco! :)
O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias. Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro:

Olá! Que bom ter você conosco! :)

O Conteúdo Aberto oferece gratuitamente conteúdos com curadoria pedagógica para estudantes, escolas e famílias.
Para ter acesso aos melhores conteúdos, efetue seu login ou cadastro: