abril 8, 2020

Microsoft Teams para Educação: ferramenta valiosa em tempos de isolamento

by Henrique Cherubini in Parcerias

Descubra como o Microsoft Teams pode unir todos a favor da Educação.

Estamos vivendo um momento extremamente delicado. O isolamento se tornou uma realidade frente às medidas de proteção que estão impactando toda a sociedade. O indispensável lema “fique em casa” já fechou empresas, comércios e escolas em todo o mundo. Mas em tempos de crise e isolamento social, saiba que é possível driblar as barreiras da distância, e, assim, continuar o fluxo de produtividade e aprendizado do nosso dia a dia. É assim que o Microsoft Teams tem se mostrado altamente poderoso: ajudando professores e alunos a cultivarem a Educação para além da sala de aula. O melhor de tudo é que o Microsoft Teams pode ser usado gratuitamente, já que faz parte do Office 365 Education.

Descubra, agora, como as funcionalidades do Microsoft Teams podem ser um meio eficiente de propagar o aprendizado on-line, levando a Educação para onde quer que a gente esteja:

1. Criando equipes de classe no Microsoft Teams

“Colaborativa” é uma das principais palavras que definem o Microsoft Teams. A ferramenta permite a criação de equipes e a entrada em grupos já formados, possibilitando a colaboração e a troca de experiências entre uma turma de mesmo interesse.

As equipes de classe têm disponíveis funções como conversas em grupo, criação de tarefas, compartilhamento de arquivos e uso de ferramentas compartilhadas com todos os integrantes, sendo um recurso ideal para reunir a comunidade que deseja aprender e ensinar. Já pensou em criar uma sala de aula on-line colaborativa para conectar estudantes e educadores ou, até mesmo, em reunir um grupo de um clube estudantil? Com o Microsoft Teams para Educação o aprendizado não precisa parar nunca!

2. Convocando reuniões on-line

No Microsoft Teams também é possível realizar aulas, reuniões de colaboração de equipe e treinamentos, tudo por meio das reuniões on-line. O mecanismo facilita a conexão entre grupos, eliminando as barreiras do distanciamento para que todos possam se comunicar em tempo real.

Agende uma nova reunião para convidar e conversar ao vivo com até 250 pessoas ou, se preferir, agende um evento ao vivo e transmita conteúdo para um público ainda mais amplo. É possível compartilhar vídeo, voz ou a sua própria tela. E o melhor: os eventos ficam disponíveis no calendário do Teams, tudo para que ninguém perca nenhuma reunião.

3. Criando e delegando tarefas de aprendizagem

Assim como no aprendizado em sala de aula, no Microsoft Teams para Educação as tarefas são parte integrante de toda a experiência. É por meio do recurso das tarefas de aprendizado que professores conseguem avaliar o desempenho de seus alunos, independentemente da distância que os separa.

Por meio de aplicativos integrados do Microsoft Office, é possível distribuir tarefas para várias turmas ou mesmo para cada aluno em específico. As tarefas podem ser personalizadas com conteúdo do OneDrive ou do dispositivo de quem as cria, além de ser possível inserir links e outros formatos de arquivo.

Após as avaliações sobre cada tarefa, reveja e devolva as atividades usando o ciclo de feedback. Com ele, é possível deixar comentários, fazer edições, atribuir notas com critérios e padrões e verificar similaridades. Tudo muito próximo das avaliações feitas em sala de aula.

4. Faça publicações no canal

Microsoft Teams para Educação coloca à disposição um mural com ferramentas diversificadas para que você publique sempre que for preciso. Com ele, é possível criar avisos e publicações de sala de aula, editando suas postagens para atrair a atenção dos alunos, para controlar quem responde e, também, para publicar em vários canais ou equipes. Escolha se você quer iniciar um novo tópico de conversa ou se quer postar um comunicado, formatando seu texto com conteúdo multimídia para deixá-lo ainda mais atrativo.

5. Fique por dentro de tudo

Na aba “Atividades”, você tem acesso a um feed que mostra todas as suas notificações e tudo o que aconteceu recentemente nos canais que você segue. Assim, o Microsoft Teams mantém você sempre por dentro dos últimos acontecimentos na ferramenta para que não perca uma só atualização.

A FTD Educação acredita que a sala de aula pode ir até onde mora nosso desejo de ensinar e aprender. O Microsoft Teams para Educação é mais uma ferramenta que viabiliza o aprendizado em tempos de crise. Que tal usá-la a seu favor?


Para saber ainda mais sobre como fomentar uma Educação transformadora utilizando o Teams, acesse os artigos da Microsoft com orientações práticas para o ensino por meio desse importante recurso. Faça como os professores que usam a ferramenta em suas vidas profissionais: transforme o aprendizado com o Microsoft TeamsE não se esqueça: conte com a gente. Sempre. 🙂


Atenção: clicando no link, você será redirecionado para o site do parceiro e estará sujeito às regras de uso e/ou à política de privacidade deste parceiro.